Em dezembro, a palestra do ELF da FISESP foi da escritora e podcaster Judith Rosenbaum, CEO da Jewish Women´s Archive (JWA). O tema da palestra foi Why women´s history matters. A moderação foi de Diana Vanni.
O Jewish Women’s Archive (JWA) (translit. Arquivo de Mulheres Judias) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é documentar histórias de mulheres judias, elevar suas vozes e inspirá-las a serem agentes de mudança. Está presente em 232 países no mundo.
A JWA foi fundada por Gail Twersky Reimer em 1995 em Brookline, Massachusetts, com o objetivo de usar a Internet para aumentar a conscientização e fornecer acesso às histórias de mulheres judias americanas. A JWA disponibiliza uma coleção crescente de informações, exposições e recursos em seu site. Suas atividades incluem a concepção, produção e disseminação de:
• Projetos de história oral de base comunitária
• Exposições online
• Pesquisa acadêmica original
• Materiais educacionais, incluindo currículos, uma série de pôsteres e um guia de história oral
• Institutos de treinamento para educadores que trabalham em ambientes formais e informais
• Documentários
A palestrante enfatizou a importância das mulheres contarem as suas histórias e juntas poderem mudar a estrutura de poder, com igualdade de gênero e direitos. A JWA dialoga com essas mulheres e juntas discutem como as mulheres podem mudar o mundo. A conclusão é que homens e mulheres podem ser líderes.
Miriam Wasserman sugeriu que o trabalho do ELF da FISESP, como história bem sucedida que pode ser repercutida em outros países, seja documentada pela JWA e Judith Rosenbaum acenou positivamente.
O site da JWA é https://jwa.org/