ELF-FISESP presente em homenagem à Lei Maria da Penha

O Grupo Juntas por Maria da Penha e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) uniram-se em um evento em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Pena. Intitulado “Homenagem à Maria da Penha: 18 anos da Lei que salva vidas”, foi idealizado e organizado pela promotora de Justiça Valeria Scarance, a jornalista Mariana Kotscho, Regina Celia (vice-presidente do Instituto Maria da Penha) e a procuradora de Justiça Nathalie Kiste Malveiro, integrantes do Grupo Juntas por Maria da Penha. Como mestre de cerimônias, a médica e apresentadora Thelma Assis.

Com o auditório do salão nobre da USP/Largo São Francisco lotado, Maria da Penha foi recebida e reconhecida com muita emoção por autoridades, artistas e sociedade civil, tendo sido agraciada com o título de Doutora Honoris Causa. Homenagem mais do que merecida e justa, ela mudou e transforma para melhor a vida de muitas mulheres.

A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto 2006 e prevê o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Seu nome é uma homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que vítima de uma tentativa homicídio por parte de seu marido.

 A lei determina ações como a concessão de medidas protetivas de urgência e a garantia de assistência às vítimas.
Entre os presentes representando a Universidade, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. e os diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, bem como demais professores, além da empresária Helena Trajano e a apresentadora Ana Hickmann.
O evento contou com o apoio do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (ELF-Fisesp), representando por Miriam Vasserman, vice-presidente da Fisesp e coordenadora do ELF; Patrícia Levy, coordenadora da comissão Acolhimento; Ana Livoschi, assessora-executiva da Fisesp; e Eva Zellerkraut, do ELF