Nesta 2ª feira (7/06), aconteceu o Encontro ELF/FISESP, que contou com a participação de Rosana Hermann, física, escritora, jornalista, roteirista de TV e coapresentadora do programa “Porta Afora” ao lado de Fábio Porchat. A mediação ficou por conta da jornalista Anita Efraim.
Rosana Hermann é filha de alemães, estudou física, ama as mídias sociais, sabe lidar com computador desde os anos 90, quando poucos sabiam. É conhecida e respeitada como roteirista de humor, já trabalhou em quase todos os programas de humor da TV, do Pânico ao Domingão do Faustão, passando pelo Vai que Cola e muitos outros.
A palestrante iniciou sua palestra dizendo que é formada em física nuclear, mas que sua vida social sempre foi voltada à comunicação e à criatividade. “A física me deu uma estrutura de algoritmo, que facilitou pensar a comunicação e me aprofundar em pesquisas”, disse Rosana.
Atualmente é muito reconhecida em sua área de atuação, mas já sofreu preconceitos, primeiro por conta do peso, figurinistas disseram que ela teria que perder 7Kg em poucos dias para atuar na TV, o que era impossível, pediram então que viesse com o seu figurino, pois não tinham o tamanho dela. Acabou de assumir os cabelos brancos e enquanto corria foi abordada por pessoas que a trataram como uma pessoa idosa, usando tons infantis. “Que bonitinha, a Sra. correndo com essa idade. Um exemplo”, disse uma das moças na rua.
“Avançamos muito no que diz respeito ao preconceito, antigamente só eram valorizados os homens jovens e brancos e as mulheres jovens, brancas e belas. Hoje temos na televisão pessoas de ambos os sexos, raças, etnias …”, disse a palestrante.
Rosana finalizou sua palestra reforçando a importância da internet, é preciso saber pesquisar, ir a fundo, não ficar somente nas pesquisas básicas do google. É possível descobrir histórias incríveis, são possibilidades infinitas. “Nenhum conhecimento é inútil. Tudo tem sua utilidade”, encerrou a palestrante. Assista a palestra: https://youtu.be/vVOLUe5jtHk