Tu Bishvat, também conhecido como o Ano Novo das Árvores, é a festa que celebra a natureza e o meio ambiente, marcando o início de um novo ciclo de crescimento das árvores e das plantas.
Eventualmente, o dia foi considerado um ‘aniversário’ para todas as árvores, independentemente de quando foram plantadas. As árvores frutíferas têm um status especial na Torá por causa de sua importância em sustentar a vida e como um símbolo do favor divino e do presente de Deus para nós.

Nos tempos modernos, os judeus consideravam o festival um apego à terra de Israel e um símbolo do crescimento renovado do povo judeu retornando à sua terra natal ancestral. Em Tu Bishvat, os judeus comem frutas associadas à Terra Santa, especialmente aquelas mencionadas na Torá, como romãs, tâmaras, figos, uvas, azeitonas e etrog (uma fruta cítrica semelhante a um limão). Uma curta bênção é recitada após comer qualquer fruta. Outra bênção mais longa é recitada para as frutas mencionadas na Torá. Alguns judeus tentam comer uma fruta nova, que pode ser qualquer fruta sazonal que não tenham provado durante o ano. A maioria dos judeus em Israel planta qualquer tipo de árvore neste dia.